A comunicação entre consumidores e empresas está cada vez mais dinâmica nos dias atuais, envolve inicialmente a divulgação dos produtos ou serviços oferecidos. Uma das estratégias primordiais para reter a atenção de clientes e proporcionar maior visibilidade a uma marca é a utilização de campanhas promocionais, elas estão conectadas ao plano de marketing da empresa e consequentemente objetivam a concretização da estratégia de vendas e incremento da carteira de clientes.
A campanha promocional pode ter diversos direcionamentos de acordo com a estratégia da empresa. Desde um enfoque para o reconhecimento da instituição, enfraquecer um concorrente, informar sobre um produto inovador, ressaltar valores sociais, atrair um nicho específico de mercado, etc. A partir da concepção de uma estratégia de vendas até a apresentação final do produto, os responsáveis pela elaboração da campanha promocional devem atentar-se para uma série de fatores que determinarão seu sucesso.
A comunicação é o elemento básico de qualquer interação e deve-se definir a forma com a qual a empresa irá expor sua campanha promocional. Algumas escolhas precisam ser decididas considerando orçamento, tipo de público, tipo de produto e veículo de transmissão.
O cenário ideal é aquele no qual o público é atingido pela campanha através do maior número possível de canais, mas questões orçamentárias podem inibir este objetivo, neste caso, a criatividade e a assertividade na escolha da proposta são fundamentais.
É inegável que a comunicação visual tem um apelo enorme para atingir o grande público, deve-se empregar esforços para que a marca e seus produtos tenham fácil assimilação e ofereçam uma experiência visual atrativa ao cliente.
O objetivo imediato da campanha promocional é a venda e para isto as ações promocionais devem ter foco em interatividade e dinamismo. Quanto maior for a interação com o cliente, maior será a possibilidade de manifestar-se o desejo de compra.
O grande ponto positivo de uma campanha promocional é seu resultado rápido. As empresas precisam de ações imediatas para melhorar índice de vendas ou lançar um produto novo, e a campanha promocional é justamente a ferramenta que melhor atende estes propósitos, pois além de ser eficaz no curto prazo ela ajuda a fidelizar o cliente na medida em que ele próprio é beneficiado por preços diferenciados ou brindes, tanto empresa como consumidor obtêm vantagem na troca comercial.
Portanto, a campanha promocional é uma ferramenta importante para tornar a empresa mais competitiva no mercado e potencializar o lucro no curto prazo, ela estabelece uma relação mais próxima entre consumidor e determinada marca e objetiva principalmente uma ação rápida de divulgação e incremento da carteira de clientes dentro da estratégia de marketing da instituição.
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