O calendário brasileiro é repleto de feriados nacionais e datas comemorativas que, para muitos, só significam uma folga a mais. Contudo, o cenário é diferente para os empresários, que visualizam em tais períodos uma oportunidade de alavancar as vendas.
Eles sabem que uma estratégia diferenciada é capaz de captar mais clientes e turbinar o negócio como um todo. Por isso, é importante conhecer bem tais épocas, certificando-se de elaborar um plano especial. Interessou-se pelo assunto e quer saber quais são as principais datas promocionais?
1. Natal
O Natal é considerado uma das melhores datas para o comércio brasileiro. Afinal, o dia que representa o nascimento de Jesus Cristo é celebrado com a troca de presentes entre amigos e familiares.
Não à toa, o movimento dos mais diversos setores aumenta consideravelmente nos dias que antecedem o 25 de Dezembro. Desde vestuário até eletrônicos e cosméticos: o comércio, de forma geral, tem um rendimento satisfatório nesse período.
2. Dia das Mães
Outra data que impacta significativamente o mercado é o Dia das Mães, celebrado no segundo domingo do mês de maio.
Esse é mais um caso em que diversos ramos são beneficiados. Isso porque cada mamãe tem um estilo e personalidade própria, cabendo aos filhos presenteá-las com aquilo que elas realmente se identificam.
3. Dia dos Pais
Um pouco menos movimento que o Dia das Mães, os papais também ganham lembranças nesse dia tão especial.
Inclusive, o faturamento do varejo cresce bastante nessa época. Por isso, o empresário deve se preparar bem para essa data, conseguindo atender as diversas demandas do público.
4. Dia dos Namorados
O dia dos casais apaixonados, comemorado em 12 de junho, também não passa em branco. Pelo contrário: os enamorados fazem questão de demonstrar a sua paixão por meio de presentes criativos e únicos, surpreendendo assim o parceiro.
Esse romantismo todo também faz bem para os empresários, que veem os seus negócios decolando nesse período. O final é feliz para todos.
5. Black Friday
Ação estrangeira, a Black Friday chegou com tudo no Brasil e conquistou os consumidores. Na última sexta-feira do mês de novembro as empresas disponibilizam ofertas especiais, o que atrai o público. Normalmente, nessa data é realizada uma queima de estoque com a oferta de promoções imperdíveis.
Não tenha dúvidas de que a Black Friday configura-se como uma excelente estratégia para alavancar as vendas.
6. Dia das Crianças
O mês de outubro é especial para as crianças, que esperam ansiosamente pelos presente e o feriado escolar. Ciente disso, as mamães e papais fazem de tudo para agradar os pequenos, comprando itens diversos.
Nesse sentido, alguns setores são mais privilegiados, principalmente os de eletrônicos, as indústrias de brinquedos e lojas de vestuário infanto-juvenil. Para não ter erro, o empresário deve ter cuidado extra com as entregas, certificando-se de que a mercadoria chegará intacta e, claro, na data correta.
7. Páscoa
Quando se fala em Páscoa, a primeira coisa que pensamos é em ovos de chocolate, não é mesmo? Por isso, não é novidade que supermercados e lojas especializados em chocolate são os comércios mais beneficiados nessa data.
Como a demanda é grande, é bom que o lojista possua um certo estoque, não se esquecendo de atentar para temperatura do ambiente. Ninguém gosta de chocolate derretido!
Pode apostar: ações bem elaboradas nessas datas promocionais é sinônimo de mais vendas.
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